terça-feira, 1 de setembro de 2009


MINE TEXTO PARA TEATRO

“Romeu, Julieta e Mimi”



PERSONAGENS:

01- Menino
02- Avô
03- Bonitinha
04- Romeu
05- Julieta
06- Mimi
07- Super-herói
08- Baratinha
09- Mãe



Menino: Aqui ta bom vovô! O lugar é perfeito!

Vovô: Aqui, Menino?

Bonitinha: No meio do nada? Não gostei.

Menino: É no nada que a fantasia acontece. Não é mesmo vovô?

Bonitinha: Como ele ta sabido, não é vovô?

Vovô: É mesmo Bonitinha, o seu irmãozinho está muito esperto. Como é que você sabe sobre o mundo da fantasia, Menino?

Menino: Na Internet, minha gente.

Bonitinha: Na net. Tinha que ser a net.

Menino: Lá existe um mundo de opções para pesquisa. Não existe mais essa de criança sem conhecimento e com medo do bicho papão. Vovô me responda uma coisa; o senhor ainda acredita em papai Noel, mula sem cabeça e que a criança é a cegonha que traz?

Bonitinha: Claro que o vovô acredita, não é vovô?

Vovô: Claro, Bonitinha. Com certeza o vovô ainda acredita no mundo da imaginação.

Menino: Pois vovô, na Internet mostra tudo, até como se faz criança. Eu já até assistir um parto normal e um cesariano.

Bonitinha: E como se faz criança, vovô? É a mesma coisa de se fazer bolo?

Vovô: Bem, minha netinha...

Menino: Espere aí, vovô! Não invente histórias mirabolantes porque pra cima de mim não cola mais. Eu já me sinto um rapazinho, vovô, e já to até pensando em começar a namorar.

Bonitinha: E o que é namorar, vovô?

Vovô: É o assunto da linda história que irei contar pra vocês, narrada por Luigi Da Porto, publicada em 1532 e imortalizada por William Shakespeare, em 1594.

Menino: essa é a nova! Ainda não tinha inventado o computador. Deve ser muito sem graça. Melhor vai ser, é eu ir pra lanrouse.

Bonitinha: Sem graça é você que não ta deixando o vovô contar a história, só atrapalhando.

Vovô: Você ta ficando um rapazinho muito inteligente, meu netinho, mas você já foi uma criança que acreditou e viajou no mundo do imaginário. Se não acredita, mas vamos respeitar quem acredita. Não é isso?

Menino: desculpa vovô. Prometo ficar calado e fazer cara de quem ta acreditando em tudo. Prometo.

Bonitinha: Faz bem. Se não ficar calado, eu chamo a mamãe. Continue vovô.

Vovô: Irei contar a mais bela história de amor de todas as historias; dos jovens; Julieta e Romeu.

Menino: Essa eu não conheço.

Bonitinha: Lá no seu computador sabe tudo não tem as histórias que o vovô conta.

Menino: E esse tal de William Shakespeare, a professora já falou nele.

Bonitinha: Sabia que o vovô sabe mais que o computador, Menino?

Vovô: Pois muito bem. Vamos sentar nesse cantinho para que vocês possam viajar no imaginário.

Bonitinha: Vovô pode colocar na história os meus bichinhos?

Menino: E os meus super heróis?

Vovô: Menos, crianças. Prestem atenção que irei começarei a história.

Bonitinha: Estou ansiosa!

Menino: Ainda preferia a lanrouse.

Baratinha: (entra cantando) Quem quer casar com dona Baratinha
Que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha?

Vovô: Dona Baratinha?

Bonitinha: Foi a minha imaginação vovô. O senhor falou em historia de amor e me veio logo na minha cabeça a historia da Baratinha com o senhor Dom Ratão.

Menino: Começou.

Baratinha: Quer dizer que essa não é a minha historia?

Vovô: Desculpem-nos, dona Baratinha, mas foi um equivoco no imaginário da minha netinha?

Baratinha: Quero nomes! Quero os responsáveis!

Bonitinha: Ai, vovô, eu to com medo.

Menino: A senhora sabe que vários personagens já desapareceram por que ninguém falava mais neles?

Baratinha: Isso é verdade. Já perdi muitos amigos assim.

Menino: E a senhora quer ter esse fim?

Baratinha: Claro que não!

Menino: Pois agradeça a minha irmãzinha por lembrar-se da sua historia e vá embora, por favor. Pois a historia aqui é outra.

Baratinha: Desculpem-me, todos vocês e muito obrigada por lembrarem-se da minha historia.

Bonitinha: Obrigado, meu irmão por resolver essa confusão que eu criei. Prometo controlar melhor essa minha imaginação. Agora vamos escutar a historia de Romeu e Julieta.

Baratinha: Céus! Romeu e Julieta! Posso ficar pra escutar, por favor?

Bonitinha: pode, sim!

Baratinha: Oba!

Menino: Isso não vai dar certo.

Bonitinha: Deixa vovô!

Vovô: Você promete ficar bem quietinha?

Baratinha: Prometo, sim!

Bonitinha: Vem pra cá, Baratinha! Pronto, vovô pode começar.

Vovô: Em uma bela cidade conhecida por Verona, existiram duas famílias rivais; os Montéquios e os Capuletos. Romeu era um Montéquio e Julieta uma Capuleto.

Bonitinha: E Julieta tinha um lindo gatinho, chamado Mimi!

Menino: Um gato?

Baratinha: Uma gata! Negra, linda, e um enorme rabo bem fofinho.

Vovô: Minha bonequinha, a Julieta não tinha animais de estimação.

Menino: É melhor o senhor deixar essa gata rabugenta ficar na história, caso contrário, o senhor ta comprando grande confusão.

Bonitinha: Mimi não era rabugenta! E me responda uma coisa vovô; a Julieta era boazinha?

Vovô: Sim, minha netinha, ela era uma jovem muito boa.

Bonitinha: Então, toda jovem boa tem uma gatinha que se chama Mimi.

Baratinha: Negra, linda e com um farto rabo.

Julieta: Licencinha, vovô; pode deixar, adotarei essa gatinha, não se preocupe, mas desde que o senhor continue a historia.

Bonitinha: Ta vendo! Bem que eu falei que a Julieta tinha uma gatinha e de nome Mimi.

Baratinha: E com um lindo e fofo rabo.

Vovô: Netinha satisfeita então vai continuar a história.

Menino: Não senhor. Se Bonitinha pode colocar a gata rabugenta na historia, eu também posso colocar um super herói.

Romeu: Super herói?!

Baratinha: Super o que?

Julieta: Estamos em Verona, minha gente, séculos atrás do de vocês, e ainda não existia essa história de super heróis.

Romeu: E pra que serve super heróis?

Baratinha: É remédio?

Menino: Quem mandou eles falarem vovô? Preste atenção vocês dois; vocês não fazem parte do lado de cá dessa historia, e quem ta do lado de lá como vocês, não podem se misturar com o lado de cá. Entenderam?

Bonitinha: Que confusão.

Baratinha: Será que eu também tenho um lado?

Romeu: Tudo bem desculpa. Mas vê se não atrapalha tanto a nossa historia.

Vovô: Bem, então vamos continuar a linda historia de amor.

Menino: Espera lá! E o meu super herói, como fica a participação dele nessa historia?

Vovô: Quando chegar a hora dele eu aviso pra o seu super-herói entrar. Pois bem, vamos continuar.

Bonitinha: Sem antes a minha Mimi entrar, nada feito.

Vovô: Ok. Entra Mimi.

Bonitinha: O que é isso vovô? Não senhor, desse jeito à gatinha vai ficar traumatizada e análise para gatinhas é muito caro. Vamos, faça uma entrada triunfal para a famosa Mimi.

Baratinha: Ai, to tão emocionada!

Vovô: Ta certa, minha querida.

Menino: É agora que entra o super herói, vovô?

Bonitinha: Primeiro a minha gatinha, né vovô? Eu falei primeiro.

Vovô: Prestem atenção; o vovô vai colocar a gatinha, o super herói e o que vocês quiserem, mas deixe o vovô continuar a história.

Julieta: Essa não!

Romeu: Protesto!

Julieta: Essas crianças querem bagunçar com a nossa milenar historia!

Baratinha: Nada contra a historia milenar deles dois, mas eu acho melhor o senhor contar a minha historia.

Romeu: Essa é uma história de respeito, épica!

Julieta: E não temos o dia todo pra vocês. Somos muito procurados e temos a agenda lotada.

Vovô: Desculpem-nos, mas é porque vocês não sabem como é ter neto.

Romeu: Ainda bem que não temos.

Menino: Isso é abuso demais. Vovô vai mudar de história e matar de vez esses personagens de nossas vidas.

Julieta: Não! Por favor!

Baratinha: Sim, sim, sim! Vamos agora para a minha historia! Que bom! Tenho que retocar a maquiagem, engomar o meu vestido e trocar de laço. Que emoção!

Bonitinha: Já! Não eram os valentões!

Romeu: Nunca me vi tão humilhado em toda a minha existência.

Menino: Milhares de vezes morri por amor, mas nunca alguém ousou mudar nada.

Bonitinha: E ache lindo, pois é o vovô que ta contando, se fosse eu, vocês iriam ver o que era bom pra tosse.

Baratinha: Melhor é contar logo a épica historia de amor de dona Baratinha e o senhor Dom Ratão. Já estou quase pronta.

Julieta: Que nem chegam a casar.

Romeu: Dom Ratão cai na panela de feijão.

Baratinha: Pior são vocês dois que morrem. Pra que pior.

Menino: Voltando para a história...

Baratinha: A minha?

Bonitinha: A deles, Baratinha.

Vovô: Bem. Essa é uma história de amor, doce e infinita, que nasceu em uma roda de dança, numa noite de festa, na cidade de Verona.

Bonitinha: não se esqueça da Mimi, vovô.

Baratinha: Oh, abuso.

Bonitinha: A Mimi deveria está linda nessa roda de dança.

Vovô: Através dos séculos, e das vozes comovidas que a contaram, chegou até nós e agora é contada para vocês, crianças.

Bonitinha: E Mimi, vovô, entra que hora?

Vovô: E de uma linda gatinha batizada por Mimi.

Mimi: (entra miando).

Bonitinha: Ela é linda, vovô!

Baratinha: E pra que essa mancha branca no olho? Oh, abuso. Não gostei.

Julieta: E é uma gata de verdade.

Romeu: E que gata!

Julieta: Romeu, você me respeite! Você ta se enamorando por essa gata, ou eu estou enganada?

Baratinha: Ta, sim! Mulher olha a cara de pão doce do Romeu pro lado da Mimi.

Bonitinha: Vovô, que tal a Mimi tomar o lugar da chata da Julieta?

Julieta: Pra mim, chega! Essa foi à gota d’água.

Romeu: Julieta, não vá!.. E agora, o que vai ser de mim?

Baratinha: Deixa-a ir seu bobo e se solta, aproveita que ta solteiro. Eu estou aproveitando.

Menino: Só quero ver qual vai ser a hora que o meu super-herói vai entrar.

Vovô: E o super-herói entra trazendo a bela Julieta de volta a historia.

Menino: Viva!

Romeu: Um super o que?

Baratinha: E o que faz um super?

Bonitinha: E Mimi começa a falar!

Mimi: Ele é um gato!

Baratinha? É não louca isso é um super, não sei o que.

Bonitinha: Deve ser essa mancha no olho dela que deixou a Mimi biruta.

Menino: Isso é o amor.

Romeu: Protesto!

Menino: Negado!

Super: A Julieta está entregue! E eu, o super dos super cumpre o meu dever, salvando mais uma historia de amor.

Gata: E eu estou me preparando para iniciar uma nova historia de amor.

Super: Minha doce, Mimi.

Mãe: Que confusão é essa aqui, papai?!

Vovô: Minha filha...

Menino: A culpa é da Bonitinha!

Bonitinha: Minha?

Mãe: Tem um tal de Dom Ratão lá no portão procurando pela noiva dele.

Baratinha: Ai, meu Deus! Sou eu! Tchau, pessoal!

Mãe: Sim, e lá fora também tem um cão budog, furioso procurando uma gata de nome Mimi. E ele ta que é uma fera.

Mimi: E agora, quem me salvará?!

Super: Eu te salvarei minha doce, Mimi!

Mimi: Adeus, pessoal!

Mãe: E quanto a vocês dois, o pai de vocês já chegou e ta com dois pacotes lá na sala pra vocês.

Bonitinha: Será que é minha boneca, mamãe?

Mãe: Não sei. Corra lá pra ver, porque o seu irmão já foi.

Bonitinha: Espera por mim, Menino!

Mãe: E quanto ao senhor, papai, vamos que a janta já ta na mesa.

Vovô: Você chegou na hora certa. E quanto a eles dois?

Mãe: Eles sabem o que tem de fazer para terminar essa historia feliz.

Vovô: Vamos, então.

Romeu: Enfim, sós.

Julieta: O meu beijo, meu querido.

Romeu: Nesse lugar não seremos felizes. Aqui as historias se misturam.

Julieta: Então, vamos para Verona, que lá te cobrirei de beijinhos.

Romeu: por que não aqui?

Julieta: Olhe o publico nos olhando.

Romeu: Só unzinho.

Julieta; Ta, então. Mas só um selinho.

Romeu: Um selinho.


JUSCIO MARCELINO
MACAÍBA, 21 de setembro de 2008


















Nenhum comentário:

Postar um comentário